Biodigestores


          A falta de tratamento de água e esgoto nas residências brasileiras é, segundo o Ministério da Saúde, a causa de 75% das internações hospitalares no Brasil. Além disso, a técnica da fossa negra, muito utilizada na zona rural, acaba contaminando o lençol freático. Pensando em uma maneira mais sustentável de construir uma fossa, a EMPRADA desenvolveu a fossa séptica biodigestora. Além de ecológica e não poluente, este tipo de fossa produz adubo orgânico que  podode ser usado no cultivo de plantas.  
             Um biodigestor é uma câmara hermeticamente fechada onde matéria orgânica diluída em água sofre um processo de fermentação anaeróbia (sem presença de oxigênio), o que resulta na produção de um efluente líquido de grande poder fertilizador (biofertilizante) e gás metano (biogás). Pode ser feita com tijolos maciços ou com argamassa armada (ferrocimento). 
              É muito usado em lugares que possuem grande quantidade de matéria orgânica, como esterco de animais, lixo orgânico ou dejetos humanos. A China possuía, na década de 70, mais de 7 milhões em funcionamento. Hoje são muitos mais, e dão uma grande contribuição para o saneamento daquele país, e na produção de alimentos e de energia.
No caso do uso para tratar dejetos humanos, o efluente deve sofrer tratamentos posteriores para garantir a segurança sanitária.
              O seu uso gera inúmeras vantagens econômicas e ambientais,  não só como tratamento seguro de esgoto, mas também na produção de biogás, que pode ser usado para iluminar ou cozinhar. Além disso, se adequadamente tratado, resulta em um efluente que pode ser usado como fertilizante líquido de grande valor orgânico.
            O Instituto Ambiental e a EcoFocus desenvolvem e implantam conjuntamente projetos de Biodigestores, unindo a vasta experiência daquele no desenvolvimento desses sistema no Brasil e no mundo, e conhecimento desta em soluções ambientais integradas.
 



Fontes: http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=1192898305795833496
http://www.ecofocus.com.br/pr/producpr/Biogestorpr/ Acesso em   21/05/2011 às 07:45h

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Leonardo Bandeira
Estudante do primeiro semestre de Engenharia Ambiental pelo instituto federal de Maracanaú, formado em Inglês e atual estudante de Francês pelo IMPARH. Criei o blog com o intuito de repassar informações sobre o meio ambiente de forma crítica e direta.
Ver meu perfil completo

Sobre este blog

Minha lista de blogs

visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar este blog