Aquecimento Global - Farsa ou realidade?

        É fato que o aquecimento global é um tema que gera grandes divergencias. A quem diga que é uma realidade obvia e que se o problema não for devidamente amenizado a curto prazo sofreremos com seus impactos. Porém, existem aqueles que defendem a idéia de que o aqucimento global não passa de uma farsa e é o que podemos ver no texto abaixo que foi produzido em 2008:
Ciêntista da NASA afirma que estamos sendo enganados a respeito do Aquecimento Global
          James Hansen é um nome conhecido das pessoas que acompanham as notícias sobre o aquecimento global. Ele é o chefe do Instituto de Estudos Espaciais Goddard da NASA, que fica em Nova Iorque e disse ao Congresso americano na semana passada que o nível de CO2 na atmosfera já está atingindo um patamar perigoso. A situação só deve piorar se o problema não for enfrentado pelas autoridades. Atualmente a concentração de CO2 está em 385 partes por milhão (uma medida para soluções muito diluídas) e este número cresce em 2 ppm a cada ano.

          Hensen pede a moratória de qualquer nova usina de energia a carvão e sugere a criação de linhas de força que sejam mais eficientes, fazendo com que usinas solares e eólicas tenham alguma chance ao competir com os métodos poluidores.

       O cientista ainda vai mais longe ao dizer que os presidentes de empresas que utilizam largamente combustíveis fósseis deveriam ser processados por crimes contra a humanidade, porque eles usam estudos comprados e cientistas sem credibilidade para enganar o público dos riscos que a liberação de CO2 representa. Hensen ainda faz uma ligação desta situação com a indústria do cigarro, que usou os mesmos métodos para ocultar a ligação de seu produto com o câncer.

       Segundo ele o novo presidente americano precisa ter uma agenda de prioridade nacional para o problema do CO2, da mesma maneira que Kennedy fez da corrida espacial uma meta. Hansen também diz que uma das maiores barreiras é o lobby das empresas de combustíveis fósseis, que gasta milhões para manter o público bem distante da verdade.

          O governo Bush não fez nenhum movimento para tentar diminuir a produção de combustíveis fósseis. Só para citar alguns exemplos, existia um estudo que reunia 10 anos de pesquisa científica sobre mudanças climáticas e o governo de George W. Bush simplesmente proibiu os seus cientistas de usar seu conteúdo ou de sequer se referir a ele. Outro fato interessante foi que um lobista da indústria do petróleo chamado Philip Cooney foi apontado como chefe de um conselho da Casa Branca sobre qualidade do meio ambiente. Ele foi demitido após ser pego modificando dados e informações científicas de documentos em 2005. Coincidentemente ele foi imediatamente empregado pela Exxon logo após.

         Para mim as acusações de Hensen não são nenhuma novidade. Eu sempre espero o pior da família Bush e acredito que qualquer coisa só irá mudar depois das eleições americanas. Quando este dia chegar torço para quem quer que seja o presidente tomar alguma atitude para que o maior poluidor do planeta comece a se mexer para melhorar o mundo em que vivemos.
__________________________________________________________________________________
          O documentario de Al Gore sobre o aquecimento global também é alvo dos defensores da idéia de que o aquecimento global é uma farsa. Além disso,  existem suspeitas de que os dados usados no doccumentário são falsos e existe a suspeita de que os pesquisadores teriam alterado dados para comprovar o aquecimento global. Isso pode ser visto no video abaixo:

  
Fonte: http://www.pipocadebits.com/2008/06/cientista-da-nasa-diz-que-estamos-sendo.html

Quem sou eu

Minha foto
Leonardo Bandeira
Estudante do primeiro semestre de Engenharia Ambiental pelo instituto federal de Maracanaú, formado em Inglês e atual estudante de Francês pelo IMPARH. Criei o blog com o intuito de repassar informações sobre o meio ambiente de forma crítica e direta.
Visualizar meu perfil completo

Sobre este blog

Minha lista de blogs

visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar este blog