Educação Ambiental e Meio Ambiente- O que você pensa sobre isso?

     "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade". Está é uma das muitas definições que se atribuem ao estudo da educação ambiental. Mas, o que as pessoas ao meu redor pensam sobre o meio ambiente e qual papel da educação ambiental nesse processo ? Partindo desse questionamento fui em busca da opinião de uma pessoa  e ela pode ser lida abaixo:

"No meio ambiente somos apenas uma parcela na teia da vida. Se não compreendermos isso, estaremos ignorando todas as consequências resultantes de nossa interferência. E agir assim é o mesmo que pôr em risco nossa própria sobrevivência. Entretanto,a lógica capitalista é incompatível com as exigências de preservação ambiental, pois o consumismo exacerbado precisa produzir em quantidades cada vez maiores, esgotando as fontes energéticas e gerando desperdício. Portanto, é notória a contradição existente em nossa sociedade entre a pressão do consumo e a necessidade de adotar um comportamento ecologicamente correto. Mas, obviamente, limitar a sociedade consumista é necessário para conscientizá-la de que a dinâmica da natureza não consegue compensar tantas perdas ocasionadas pelo homem."
Renata Cibelle



Quem sou eu

Minha foto
Leonardo Bandeira
Estudante do primeiro semestre de Engenharia Ambiental pelo instituto federal de Maracanaú, formado em Inglês e atual estudante de Francês pelo IMPARH. Criei o blog com o intuito de repassar informações sobre o meio ambiente de forma crítica e direta.
Ver meu perfil completo

Sobre este blog

Minha lista de blogs

visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar este blog