Educação Ambiental – A formação do sujeito ecológico.

Eis aqui um pegueno resumo em tópicos do I Capitulo do livro de Ética e educação feito por mim.

REPENSANDO NOSSO OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E NATUREZA 
Apologia a conceitos como lentes. O ser humano está habituado a certa visão de mundo que acha tão concreta, que esquece que os conceitos aprendidos no processo de vida não são a única tradução do mundo. 
- Sendo assim, é fundamental para o individuo “desnaturalizar”, ou seja, modificar os modos de ver que sem tem como óbvios.  Para isso é importante se abrir novos espaços para o aprendizado.  
- A noção de natureza, no que diz respeito à “vida biológica”, “vida selvagem”, que é reafirmada pelas mídias atuais não é um retrato objetivo e neutro do mundo natural, mas terminam influenciando o conceito de meio ambiente disseminado no conjunto da sociedade. 
- Um dos problemas destacados está em visualizar a natureza como um fenômeno estritamente biológico e autônomo, porém a realidade é que a natureza e os homens, bem como a sociedade e o ambiente, estabelecem uma relação de mutua interação e co-pertença. Sendo assim, nenhum é autônomo em relação ao outro. 
-  Nesse ponto de vista surge o conceito de sociobiodiversidade, onde o ser humano é um fator de diversificação desejável para a vida e não apenas um ser que consome os recursos naturais. 
-  A educação ambiental surge nesse terreno marcado por essa influência  naturalista, assim um de seus objetivos é difundir a visão socioambiental. 
- A EA também tem como objetivo descaracterizar o ser humano visto apenas como intruso e degradador, mas sim como um agente que petence à teia de relações da vida. 
- A visão socioambiental reconhece que para apreender a problemática ambiental, é necessária uma visão complexa do meio ambiente, em que a natureza integra uma rede de relações não apenas naturais. 
- Nesse processo de mudança de visão, a ecologia traz profunda crítica ao próprio modo de aquela de se afirmar como único campo valido pra se alcançar a verdade. 
- É o ecologismo que constitui a origem da educação ambiental e da formação do sujeito ecológico.


1 comentários:

Marcos Vieira 8 de maio de 2011 às 19:46  

Parabéns pela organização e por um belo design, mas Leonardo Bandeira não esqueça das fontes, e tente escrever textos seus.

Tente atualizar seu blog com frequência. (M.V)

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Leonardo Bandeira
Estudante do primeiro semestre de Engenharia Ambiental pelo instituto federal de Maracanaú, formado em Inglês e atual estudante de Francês pelo IMPARH. Criei o blog com o intuito de repassar informações sobre o meio ambiente de forma crítica e direta.
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