Educação Ambiental e Meio Ambiente- O que você pensa sobre isso?

     "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade". Está é uma das muitas definições que se atribuem ao estudo da educação ambiental. Mas, o que as pessoas ao meu redor pensam sobre o meio ambiente e qual papel da educação ambiental nesse processo ? Partindo desse questionamento fui em busca da opinião de uma pessoa  e ela pode ser lida abaixo:

"No meio ambiente somos apenas uma parcela na teia da vida. Se não compreendermos isso, estaremos ignorando todas as consequências resultantes de nossa interferência. E agir assim é o mesmo que pôr em risco nossa própria sobrevivência. Entretanto,a lógica capitalista é incompatível com as exigências de preservação ambiental, pois o consumismo exacerbado precisa produzir em quantidades cada vez maiores, esgotando as fontes energéticas e gerando desperdício. Portanto, é notória a contradição existente em nossa sociedade entre a pressão do consumo e a necessidade de adotar um comportamento ecologicamente correto. Mas, obviamente, limitar a sociedade consumista é necessário para conscientizá-la de que a dinâmica da natureza não consegue compensar tantas perdas ocasionadas pelo homem."
Renata Cibelle



0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Leonardo Bandeira
Estudante do primeiro semestre de Engenharia Ambiental pelo instituto federal de Maracanaú, formado em Inglês e atual estudante de Francês pelo IMPARH. Criei o blog com o intuito de repassar informações sobre o meio ambiente de forma crítica e direta.
Ver meu perfil completo

Sobre este blog

Minha lista de blogs

visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar este blog